Sou Silvio Guimarães, sou Fisioterapeuta e Educador Físico e eu vou lhe apresentar um método
incrível de reabilitação que não usa nenhum equipamento eletrônico, nem medicamentos. Este método incrível é capaz
de curar lesões crônicas em apenas 2 semanas.
Ao longo dos ultimos 30 anos eu aprimorei uma técnica exclusiva baseada em duas técnicas milenares. A Digitopuntura e Acupuntura.
Acredita-se que a Acupuntura (bhedan karma, como é conhecida pelos indianos) e a Digitopuntura (marma chiktsa) tenham nascido com o surgimento da
sábia medicina ayurveda (considerada a mais antiga de todas), na antiga índia.
A técnica é aplicada através de alavancas isométricas interpotentes, estes braços de alavanca promove um esforço sobre o local da lesão agudizando a dor local. Neste momento o cérebro entende que houve uma lesão e imediatamente manda mensagem a hipófise e ao hipotálamo para liberar no sangue a endorfina (analgésico natural) e cortisol (anti-inflamatório natural).
SAIBA MAIS
Quando o cérebro entende que a dor é muito grande, ele nos poupa do sofrimento e envia sinais para a hipófise, que libera no sangue a endorfina. Esse analgésico natural obstrui a comunicação entre os nervos, impedindo que os estímulos de dor passem.
Na sequência é liberado o cortisol que é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. A função do cortisol é ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribuir para o funcionamento do sistema imune e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial.
O Cortisol age justamente ocupando os receptores de NF-κB e impedindo a transcrição inflamatória. De maneira complementar, o estímulo de cortisol a longo prazo gera uma ativação dos estímulos b-adrenérgicos vindos das catecolaminas.
Quando quantidades muito grandes de cortisol são secretadas no organismo, o hormônio exerce dois efeitos anti-inflamatórios básicos, primeiro bloqueando os estágios iniciais do processo inflamatório e depois causa a rápida resolução do processo, aumentando a velocidade de cicatrização. O controle de síntese e liberação de cortisol é realizado pelo sistema nervoso central, quer por uma via neural direta, quer por uma via hormonal, ativando o Eixo Hipotálamo-Hipófise-Adrenal.
Para se obter um bom diagnóstico é necessário fazer alguns testes físicos utilizando isometria e biomecânica. Encontrado os braços de alavancas que estimulam a dor no local, já é possível montar o protocolo de reabilitação fisioterapêutica utilizando somente alavancas isométricas.